Identificação e descrição
Nome do parque/jardim Outeiro e Jardim de São Pedro
Região Tejo/Oeste
Distrito Santarém
Concelho Abrantes
Freguesia União das freguesias de Abrantes (São Vicente e São João) e Alfarrarede
Data de criação XIX
Tipo de proprietários Município
Informação de contacto Outeiro de São Pedro2200-363, Abrantes
Página web: http://www.turismo.cm-abrantes.pt/sentir/mo/mo.html
Localização Coordenadas: 39º 27' 43,11''N, 08º 11' 34,82''W
Latitude: 39.461975
Longitude: -8.19300555555556

História

Em 1281, o castelo de Abrantes foi oferecido como dote pelo Rei D. Dinis à Rainha Dona Isabel (futura Rainha Santa) em conjunto com Óbidos, Alenquer e Porto de Mós. Em 1809, o pequeno morro foi transformado em reduto militar. A Igreja de São Pedro terá tido aqui a sua posição original. Já no século XX, a Câmara Municipal de Abrantes encomendou um monumento em honra de D. Nuno Álvares Pereira, que foi inaugurado em 1968. (CASTEL-BRANCO, C., 2014)

Envolvente do jardim

Abrantes numa posição alta, emergindo da planície e elevando-se a quase cem metros acima da paisagem das baixas do Tejo, que curva ao longo do sopé da colina de Abrantes, conferem-lhe qualidades de ponto estratégico militar. Neste conjunto de linhas em harmonia destaca-se a cruz enorme e larga para se ver de longe, a partir das planícies verdes cobertas de milho onde outrora havia trigo e onde avulta o casario das povoações do Rocio ao sul do Tejo e de Alferrarede a nordeste. Para nascente, na paisagem rural mantida durante séculos surge uma dissonância que a indústria impôs e as enormes chaminés da central a carvão do Pego criam um volume brutal que rompe a escala e harmonia deste final da lezíria do Tejo. (CASTEL-BRANCO, C., 2014)

Descrição do jardim

O Outeiro de S. Pedro é um bastião defensivo que aproveitou um esporão natural a sul do castelo e sobranceiro ao Tejo e que forma um miradouro sobre toda a paisagem. Quem fizesse a guarda a partir deste castelo assegurava uma vigilância completa sobre milhares de hectares de planícies e vales que se abrem sobre o Tejo e horizontes de cordilheiras longínquas a toda volta. 360 graus de visão completa garantiam a partir do castelo um controle sobre os ataques surpresa dos múltiplos inimigos que desejavam conquistar esta paisagem. Os muros do baluarte em xisto servem-lhe de enquadramento. São baixos e a inclinação e as aberturas para os canhões que serviam a defesa da cidade, têm linhas minimalistas, apenas com intenções funcionais, conjugando-se com o monumento modernista em honra de D. Nuno Álvares Pereira. É uma obra de linhas modernistas e o feixe de peças encostadas cria um espaço vazio interior para onde entra a luz coada pelos mosaicos. São seus autores o arquiteto Duarte Castel-Branco e o escultor Lagoa Henriques que souberam criar no outeiro um local de serenidade onde se ajoelhava a estátua de D. Nuno Álvares Pereira com as mãos em posição de prece. Atualmente o outeiro de São Pedro está cheio de grafittis, com os mosaicos partidos, já sem as letras de cobre que contavam a história e sobretudo com a estátua de Nuno Álvares desaparecida. (CASTEL-BRANCO, C., 2014)

Informação administrativa

Estatuto: Público

Classificação: Sem classificação

Clima

(Dados do Instituro Português do Mar e do Ambiente)

Tipo de clima: Csa - Clima temperado mediterrânico, verão seco e quente (Classificação de Koppen)

Temperatura:

- Temperatura máxima mensal: a mais elevada, 31.1 ºC (em agosto); a menos elevada, 14.9 ºC (em janeiro)

- Temperatura média mensal: a mais elevada, 23.8 ºC (em agosto); a menos elevada, 10.4 ºC (em janeiro)

- Temperatura mínima mensal: a mais elevada, 16.4 ºC (em agosto); a menos elevada, 5.8 ºC (em janeiro)

- Temperatura média anual: 17 ºC

Precipitação: 651,9 mm (precipitação total média anual)

Vento:

Intrusões cénicas presentes na envolvente

Autoestrada: não

Estrada: não

Via de caminho de ferro: não

Outras infraestruturas: não

Exploração agrícola poluente: não

Indústria: sim

Central de produção de energia: não

Fauna: não

Outros: não

Bibliografia

CASTEL-BRANCO, Cristina.Jardins de Portugal Lisboa: CTT 2014

Características do parque/jardim

Tipologia de jardim : Miradouro

Estatuto : Público

Abertura ao público : Aberto ao público

Classificado : Nenhuma classificação