Inventário de Jardins


O presente inventário de jardins históricos, em desenvolvimento pelo Centro de Ecologia Aplicada (CEABN) do Instituto Superior de Agronomia e em parceria com o Institut Européen des Jardins & Paysages (IEJP), tem como principal objetivo criar uma plataforma de pesquisa e de arquivo dos jardins e parques portugueses e em simultâneo fornecer os dados portugueses para o grande inventário Europeu em desenvolvimento pelo IEJP.

A parte portuguesa da base de dados é composta por mais de 725 jardins portugueses, todos georreferenciados e com a informação necessária para a sua identificação estando dividida em nove regiões principais: Norte, Porto, Centro, Tejo/Oeste, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores, e é atualizada regularmente.

A base de dados foi desenhada pelos investigadores da Maison de Recherche da Universidade de Caen e uma interface de pesquisa multilingue e dinâmica, com um motor de busca avançado, a base de dados é de fácil acesso e útil a profissionais, investigadores, estudantes e ao público em geral.

A informação foi introduzida na base de dados por Filipe Amaral, Luísa Correia, Joana Martinho, Raquel Carvalho, Sara Costa, João Crisóstomo e Leonor Ferreira entre 2014 e 2016, e validada por Cristina Castel-Branco como representante portuguesa no Institut Européen des Jardins & Paysages.


O Institut Européen des Jardins & Paysages apresenta inventários:


logo MRSH logo UCBN logo CNRS

Sítio Web criado por Pôle du Document numériqueMRSH-CNRS-Université de Caen Normandie — © 2013-2017 — Em parceria com Pleade