O presente inventário de jardins históricos, em desenvolvimento pelo Centro de Ecologia Aplicada (CEABN) do Instituto Superior de Agronomia e em parceria com o Institut Européen des Jardins & Paysages (IEJP), tem como principal objetivo criar uma plataforma de pesquisa e de arquivo dos jardins e parques portugueses e em simultâneo fornecer os dados portugueses para o grande inventário Europeu em desenvolvimento pelo IEJP.
A parte portuguesa da base de dados é composta por mais de 743 jardins portugueses, todos georreferenciados e com a informação necessária para a sua identificação estando dividida em nove regiões principais: Norte, Porto, Centro, Tejo/Oeste, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores, e é atualizada regularmente.
A base de dados foi desenhada pelos investigadores da Maison de Recherche da Universidade de Caen e uma interface de pesquisa multilingue e dinâmica, com um motor de busca avançado, a base de dados é de fácil acesso e útil a profissionais, investigadores, estudantes e ao público em geral.
A informação foi introduzida na base de dados por Filipe Amaral, Luísa Correia, Joana Martinho, Raquel Carvalho, Sara Costa, João Crisóstomo e Leonor Ferreira entre 2014 e 2016, e validada por Cristina Castel-Branco como representante portuguesa no Institut Européen des Jardins & Paysages.
A informação sobre os jardins dos Açores foi introduzida em 2018 por Mariana Andrade e Ricardo Cruz e validada por Isabel Albergaria (Universidade dos Açores) e Cristina Castel-Branco como representante portuguesa do Institut Européen des Jardins & Paysages.
• parques e jardins da França
• parques e jardins da Bélgica – Wallonie
• parques e jardins da Bélgica – Flanders
• parques e jardins da Inglaterra
• parques e jardins da Itália