Identificação e descrição
Nome do parque/jardim Jardim Florêncio Terra
Região Açores
Distrito Faial
Concelho Horta
Freguesia Conceição
Data de criação XIX
Tipo de proprietários Município
Informação de contacto Largo da Misericórdia9900-081, HortaTlf: +351 292 202 000 (Câmara Municipal da Horta)Fax: +351 292 293 990E-mail: geral@cmhorta.pt
Página web: http://turismo.cmhorta.pt/index.php/pt/oquevisitar/patrimonio/jardim-florencio-terra
Localização Coordenadas: 38°32'24.3"N, 28°37'29.7"W
Latitude: 38.540081
Longitude: -28.624911
Originação Autor: Isabel Albergaria

Abstract

In 1857, the Natural History teacher José Joaquim de Azevedo envisioned and supported this garden which became the first Horta’s public garden. In addition to the magnificent araucaria (Araucaria heterophylla), a tree collection and the beautifully tended annual flower beds add to the panoramic view over Horta's bay and give it a special charm.

História

Em meados do século XIX, no espaço do antigo Convento de São João (demolido em 1836), é construído o Jardim Público da Horta por iniciativa da Câmara da cidade. Com o encargo das plantações, beneficiadas pelos donativos do americano Carlos Dabney, esteve o Dr. José Joaquim de Azevedo, Professor de História Natural no Liceu da Horta. O seu trabalho foi rapidamente reconhecido pelos visitantes, fossem eles locais ou estrangeiros. No centro do terreno estava implantado um caramanchão verde com um largo caminho que culminava numa casa de fresco hexagonal. A casa de fresco seria posteriormente demolida, dando lugar ao coreto "fim-de-século", envolto por um pequeno lago irregular e quatro estátuas. Já na parcela Norte encontravam-se os campos experimentais da Comissão Agrícola do Distrito, que serviam como laboratório botânico do Liceu da Horta. Nos dias de hoje, está no seu lugar o antigo edifício da Misericórdia nova e atual pólo da Universidade dos Açores. Em 1964, o jardim público é renomeado jardim Florêncio Terra em memória do professor de liceu, jornalista e escritor faialense (Albergaria, 2012, 2005).

Envolvente do jardim

Localiza-se numa área nobre da cidade da Horta, em frente à antiga igreja matriz, de que hoje apenas resta a Torre do Relógio, e à antiga Câmara Municipal, junto ao pelourinho e à praça onde se realizava o mercado. A Norte é enquadrado pelo monumental edifício do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP) (antiga Misericórdia), uma construção de inícios do século XX, financiada pela família Dabney e pelo empresário Walter Bensaude (Albergaria, 2012).

Descrição do jardim

O centro do jardim é marcado por um caramanchão verde com um passeio largo, que culmina numa plataforma hexagonal, onde assenta um coreto "fim de século", rematado com guardas e pintado a vermelho. À volta do coreto, dispõem-se quatro estatuetas femininas e um estreito lago de formas irregulares, delimitado por uma sebe baixa. No interior do recinto desenha-se uma rede de percursos pavimentados com bagacina, deixando nos interstícios canteiros relvados de formas irregulares, plantados com herbáceas anuais e arbustos exóticos. Do lado sudeste, distingue-se uma araucária centenária (Araucaria heterophylla) (Albergaria 2012, 2005).

Informação administrativa

Estatuto: Público

Classificação: Nenhuma classificação

Superfície: 0,5 ha

Botanica

Características botânicas notáveis: Distingue-se pelo grande porte uma araucária centenária (Araucaria heterophylla), classificada em conjunto com 5 magníficos exemplares de dragoeiros (Dracaena draco) pelo Decreto Legislativo Regional n.º28/84/A de 1 de Setembro, que acabaram por não resistir à passagem do tempo.

Fisiografia topográfica

Cotas altimétricas: 33m

Clima

(Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e do Projecto CLIMAAT, Anuário Climatológico - 506 (Faial) - Horta, Apuramento de 1994)

Tipo de clima: Csa clima temperado com Verão seco e quente (Classificação de Koppen)

Temperatura:

- Temperatura máxima mensal: a mais elevada, 26.1 ºC (em setembro); a menos elevada, 15.7 ºC (em fevereiro)

- Temperatura média mensal: a mais elevada, 23.1 ºC (em setembro); a menos elevada, 13.2 ºC (em fevereiro)

- Temperatura mínima mensal: a mais elevada, 20.1 ºC (em setembro); a menos elevada, 10.7 ºC (em fevereiro)

- Temperatura média anual: 17.8 ºC

Precipitação: 852.7 mm (precipitação total média anual)

Intrusões cénicas presentes na envolvente

Autoestrada: não

Estrada: sim

Via de caminho de ferro: não

Outras infraestruturas: não

Exploração agrícola poluente: não

Indústria: não

Central de produção de energia: não

Fauna: não

Bibliografia

ALBERGARIA, Isabel Soares. Jardins e Espaços Verdes dos Açores. Associação de Turismo dos Açores, 2012

ALBERGARIA, Isabel Soares. Parques e Jardins dos Açores. Lisboa: Argumentum,2005

ALBERGARIA, Isabel S., PORTEIRO, João. A dimensão cultural das paisagens dos Açores. O contributo dos jardins históricos para a afirmação do turismo sustentável na Região, XV Coloquio Ibérico de Geografía. Retos y tendencias de la Geografía Ibérica. Murcia, 2016.

Características do parque/jardim

Elementos decorativos : Lago, Caramanchão, Coreto, Estátua

Elementos vegetais : Árvores notáveis, Arbustos, Plantas anuais

Estatuto : Público

Abertura ao público : Aberto ao público

WC : não

Classificado : Nenhuma classificação

Mobilidade reduzida : desconhecido