Identificação e descrição
Nome do parque/jardim Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Região Norte
Distrito Viseu
Concelho Lamego
Freguesia União das freguesias de Lamego (Almacave e Sé)
Data de criação XVI
Tipo de proprietários Proprietário privado
Informação de contacto Sant. Nª Sra. Dos Remédios, Monte de Santo Estevão5100-081, LamegoTel: +351 254 614 392
Página web: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3737
Página web: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73815
Localização Coordenadas: 41º 05' 30,31''N, 07º 48' 59,34''W
Latitude: 41.0917527777778
Longitude: -7.81648333333333

História

Quando este santuário foi terminado em 1761 já D. João V tinha morrido mas aqui sente-se a forma como os epicentros de grande efusão humana, como foi Mafra e a concentração de criação artística que ali se viveu, vão lançando durante um tempo ondas que se deslocam até às áreas mais remotas, se vão espalhando devagar e continuando o estilo que marcou as mentes que os registaram com efeitos inesquecíveis no quadro das emoções humanas. No século XIV há notícia de uma capela refeita no século XVI com devoção a Nª Sª dos Remédios. (Castel-Branco, 2014)

Envolvente do jardim

Sobranceiro à cidade de Lamego, em cume de montanha, assente em plataforma artificial, isolado, destacado, harmonizado, a Igreja rodeada por amplo adro. No adro, cruz monolítica, deslocado da primitiva capela. (http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3737)

Descrição do jardim

Ao lado da igreja, onde um velho castanheiro com um tronco de 4 metros de diâmetro registou o tempo em centenas de anos; dali descemos ao adro e à vista sobre todo o escadório. Do adro da igreja abrange-se todo o conjunto, e todo o ambiente é sério, religioso e eloquente; o eixo perfeito tem como ponto de partido um obelisco e desce perfurando a cidade com um rasgo barroco e grandioso que nenhum outro período da história da arte do homem sobre a paisagem conseguiu atingir. O patamar de cima é enquadrado por colunas, como pórticos de entrada na mata, encimadas por dezoito estátuas dos reis e Patriarcas da Judeia e é rematado por balaustradas robustas em granito que descem sempre iguais, criando os parapeitos das escadarias. Se repararmos no encaixe das pedras de granito dos corrimões percebemos o rigor da obra, a durabilidade dos materiais, e recebemos a lição das soluções que resistem ao tempo. A simetria comanda todo o conjunto e a presença das grandes árvores a ladear os muros que suportam os patamares e escadório faz a transição com a mata. O quarto patamar, a meio desta construção longitudinal, é cortado por uma grande alameda que o atravessa e o liga aos caminhos da mata. A composição é simples e o trabalho imenso: um eixo que desce a montanha e onde se insere Lamego em baixo e a vista para os montes, a mata que ladeia e remata as linhas oblíquas da escadaria e que vale a pena ser percorrida, a água que reaparece em cada um dos nove patamares sublinhando-o, o todo em granito persistentemente trabalhado e robusto. O conjunto de Nossa Senhora dos Remédios é de facto uma obra sublime do Barroco português. (Castel-Branco, 2014)

Informação administrativa

Estatuto: Privado

Classificação: IIP - Imóvel de Interesse Público

Instrumento legal: Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 (Chafariz dos Remédios) / Decreto n.º 29/84, DR, 1.ª série, n.º 145 de 25 junho 1984 (Santuário *1)

Clima

(Dados do Instituro Português do Mar e da Atmosfera)

Tipo de clima: Csb - Clima mediterrânico com verão seco e temperado (Classificação de Koppen)

Temperatura:

- Temperatura máxima mensal: a mais elevada, 29.6 ºC (em julho e agosto); a menos elevada, 11.9 ºC (em janeiro)

- Temperatura média mensal: a mais elevada, 21.7 ºC (em julho); a menos elevada, 7.1 ºC (em janeiro)

- Temperatura mínima mensal: a mais elevada, 13.8 ºC (em julho); a menos elevada, 2.2 ºC (em janeiro)

- Temperatura média anual: 14.0 ºC

Precipitação: 1198.5 mm (precipitação total média anual)

Documentos iconográficos

Localização

Carta de Declives

Carta de Exposições Solares

Carta de Bacias Visuais