Identificação e descrição
Nome do parque/jardim Reserva Florestal de Recreio da Prainha
Região Açores
Distrito Pico
Concelho São Roque do Pico
Freguesia Prainha
Data de criação XXI
Tipo de proprietários Estado
Informação de contacto Mistério da PrainhaTlf: +351 292 648 550 (Serviço Florestal do Pico)E-mail: info.sfp@azores.gov.pt
Página web: http://drrf.azores.gov.pt/areas/reservas-recreio/Paginas/RFR_Prainha_pt.aspx
Localização Coordenadas: 38°30'19.5"N, 28°17'04.4"W
Latitude: 38.505417
Longitude: -28.284547
Originação Autor: Isabel Albergaria

Abstract

Reserva Florestal de Recreio da Prainha is a parkland where soil and plants result from a historical volcanic eruption dating from 1562-64. The site shows traces of lava flows alternating with compact rock slabs, volcanic slag and pyroclastic materials, and also displays a real volcanic lesson to interpret. It has several facilities for active recreation and an extensive lawn where friends and families relax and enjoy Nature.

História

É a mais recente Reserva Florestal de Recreio projectada pelos serviços florestais da ilha do Pico, sob a orientação do Eng. Simas Azevedo desde 1995, e oficialmente criada em 2001. A zona chamada do Mistério da Prainha é de formação vulcância histórica (1562-64), apresentando vestígios dos derrames de lava, alternando entre o lajeado de rocha compacta - visível junto ao caminho de acesso aos visitantes - e as mais vulgares escórias vulcânicas e materiais piroclásticos (bagacina) que o tempo altera mais rápidamente, permitindo a regeneração natural da vegetação. (Albergaria, 2005).

Envolvente do jardim

O Mistério da Prainha está inserido no complexo vulcânico São Roque - Piedade, não existindo povoações nas imediações da Reserva Florestal.

Descrição do jardim

Nos sectores de altitude que se estendem aproximadamente até ao sul da Lagoa do Caiado, encontram-se grandes manchas de florestas de louro, bem como outras espécies respresentativas da flora nativa. A par destas foram plantadas espécies florestais e de ornamento, em especial nas zonas próximas dos acessos florestais. O parque da Prainha possui diversos equipamentos de recreio ativo como o Parque Infantil e um Polidesportivo. Conta com uma rede de caminhos florestais que conduzem à zona do Relvado, na Baía das Canas, ao Parque das Endémicas ou ao Miradouro. Perto da receção, encontram-se ainda reconstituições de edifícios vernaculares, como a adega típica junto de currais de vinha recuperados e a casa rural e atafona. (Albergaria 2005).

Informação administrativa

Estatuto: Público

Classificação: Reserva Florestal de Recreio

Instrumento legal:Decreto Legislativo Regional n.º 13/2001/A de 4 de Agosto - Cria a reserva florestal de recreio da Prainha, na freguesia da Prainha, concelho de São Roque, na ilha do Pico (Ver Decreto).

Superfície: 11,9ha

Botanica

Características botânicas notáveis: Nesta vasta zona do complexo vulcânico de São Rque-Piedade, desenvolvem-se situações edafo-climáticas, associadas a micro-relevos, que favorecem a existencia de diversos habitats endémicos. Na zona do parque florestal de recreio podem ver-se pinheiros de várias espécies (Pinus sp.), faias-da-terra (Morella faya) e arbustos ornamentais como hibiscos, azáleas, escalónias, hortênsias e camélias.

Fisiografia topográfica

Cotas altimétricas: de 150m a 200m

Clima

(Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e do Projecto CLIMAAT, Anuário Climatológico - 332 (Pico) - Aeródromo, Apuramento de 1994)

Tipo de clima: Cfa clima temperado sem estação seca com Verão quente (Classificação de Koppen)

Temperatura:

- Temperatura máxima mensal: a mais elevada, 26 ºC (em setembro); a menos elevada, 16.1 ºC (em fevereiro)

- Temperatura média mensal: a mais elevada, 22.6 ºC (em setembro); a menos elevada, 13.2 ºC (em fevereiro)

- Temperatura mínima mensal: a mais elevada, 19.1 ºC (em setembro); a menos elevada, 10.3 ºC (em fevereiro)

- Temperatura média anual: 17.4 ºC

Precipitação: 840.5 mm (precipitação total média anual)

Intrusões cénicas presentes na envolvente

Autoestrada:não

Estrada:sim

Via de caminho de ferro: não

Outras infraestruturas: não

Exploração agrícola poluente: não

Indústria: não

Central de produção de energia: não

Fauna: não

Bibliografia

ALBERGARIA, Isabel Soares. Parques e Jardins dos Açores Lisboa: Argumentum,2005

Características do parque/jardim

Tipologia de jardim : Arboreto

Elementos decorativos : Edifício

Elementos vegetais : Arvores, Arbustos

Estatuto : Público

Abertura ao público : Aberto ao público

WC : sim

Mobilidade reduzida : limitado