Identificação e descrição
Nome do parque/jardim Jardim da Assembleia Legislativa Regional
Região Açores
Distrito Faial
Concelho Horta
Freguesia Conceição
Data de criação XX
Tipo de proprietários Proprietário privado
Informação de contacto Rua Marcelino Lima9901-585, HortaTel: +351 292 207 600Fax: +351 292 293 798E-mail: geral@alra.pt
Página web: http://www.alra.pt/index.php
Localização Coordenadas: 38°32'04.5"N, 28°37'50.1"W
Latitude: 38.534572
Longitude: -28.630572
Originação Autor: Isabel Albergaria

Abstract

This 20th-century garden is part of the Regional Legislative Assembly’s official architectural project. It features a green roof garden with pathways made of concrete slabs, lawn surfaces and annual flower beds. The privileged position of the garden over the town’s historic centre allows panoramic views over the island’s entire east coast, including the Pico island in the background.

História

O jardim da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) integra-se no projecto arquitectónico do grande edifício público criado propositadamente para a função que desempenha actualmente, da autoria do arquiteto Manuel Correia Fernandes, datado de 1985 e inaugurado em junho de 1990. O conjunto dos jardins com uma área de 6700m2 distribui-se entre a cobertura em terraço de uma parte do edificio com desenho formal e zonas mais recolhidas de conceção mais intimista e acesso condicionado (Albergaria, 2012).

Envolvente do jardim

Situado na Rua Marcelino Lima, a norte do nucleo historico da cidada da Horta, o conjunto da ALR encontra-se rodeado por edificações dispersas da periferia urbana, beneficiando do anfiteatro que envolve a grande baía da Horta..

Descrição do jardim

O jardim da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) integra-se no projecto arquitectónico do grande edifício público concebido para a função que desempenha actualmente (projecto de Manuel Correia Fernandes, 1985). O conjunto edificado desenvolve dois rectângulos inter-seccionados, um de sentido perpendicular à via pública, que alberga as principais funções do espaço interior, e outro de sentido paralelo à via, envolvido por uma galeria apoiada em pilares. É neste corredor alto, na cobertura do edifício, aberto para o pátio da entrada, que foi plantado um jardim de concepção muito formalizada, percursos de lajetas de betão e canteiros de flores anuais. A posição dominante sobre o núcleo histórico da cidade da Horta permite vistas panorâmicas sobre toda a costa nascente da ilha, com o Pico em fundo. Ao nível do solo, os jardins envolvem o edifício, criando na parte posterior, encostada à parede rochosa de uma antiga pedreira, um recesso de efeito pitoresco povoado de fetos arbóreos e vegetação luxuriante. Mais à frente encontra-se um pequeno anfiteatro de ar livre destinado a eventos culturais e visitas de estudo. Na direcção contrária pode percorrer-se um corredor estreito por entre áreas de vegetação não tratada que conduz ao recinto do jardim da Cedar ́s House, a sul deste espaço. Constitui um antigo caminho, intervencionado no âmbito do projecto da Cedar ́s House de forma a tornar-se um percurso pavimentado. Acima deste caminho estende-se para poente uma área de jardim com cerca de 2700m2, de acesso público condicionado, formando maciços arbustivos densos e sebes, em contraste com zonas de clareira (projecto da Arq.a Cláudia Ávila Gomes, 2007).

Informação administrativa

Estatuto: Público

Classificação: Imóvel de Interesse Público (IIP)

Instrumento legal:Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A de 24 de Agosto- Estabelece o regime jurídico relativo à inventariação, classificação, protecção e valorização dos bens culturais móveis e imóveis, incluindo os jardins históricos, os exemplares arbóreos notáveis e as instalações tecnológicas e industriais (Ver Decreto).

Superfície: 0,67 ha

Clima

(Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e do Projecto CLIMAAT, Anuário Climatológico - 506 (Faial) - Horta, Apuramento de 1994)

Tipo de clima: Csa clima temperado com Verão seco e quente (Classificação de Koppen)

Temperatura:

- Temperatura máxima mensal: a mais elevada, 26.1 ºC (em setembro); a menos elevada, 15.7 ºC (em fevereiro)

- Temperatura média mensal: a mais elevada, 23.1 ºC (em setembro); a menos elevada, 13.2 ºC (em fevereiro)

- Temperatura mínima mensal: a mais elevada, 20.1 ºC (em setembro); a menos elevada, 10.7 ºC (em fevereiro)

- Temperatura média anual: 17.8 ºC

Precipitação: 852.7 mm (precipitação total média anual)

Bibliografia

ALBERGARIA, Isabel Soares. Jardins e Espaços Verdes dos Açores. Associação de Turismo dos Açores, 2012

Características do parque/jardim

Tipologia de jardim : De cobertura

Elementos decorativos : Grottoe

Elementos vegetais : Arvores, Herbáceas vivazes, Arbustos

Estatuto : Público

Abertura ao público : Abertura sujeita a pedido

WC : não

Mobilidade reduzida : limitado